quarta-feira, 26 de março de 2014

2º Encontro do 1º Ano

Boa Noite!

Como é bom te encontrar mais uma vez! Passei para deixar um recadinho.

Minha semana foi muito triste, pois fiquei doente, mas Graças a Deus já estou bem melhor. Com esse contratempo não tive tempo de postar aqui em nosso cantinho o que fizemos em nosso 2º encontro, mas nunca é tarde! rsrsrs.

Gostaria de agradecer a todos os anjinhos que estiveram presentes neste dia lindo e pedir a Deus para que no próximo encontro nosso amiguinho que faltou venha também, para juntos seguirmos na caminhada para Jesus Cristo.
Gostaria também de dar BOAS VINDAS!!! a um amiguinho em especial que entrou nesse 2º encontro. 
Que Deus derrame suas bençãos em todos vocês "Meus Anjos"!

Hoje começo a me preparar para o nosso 3º encontro espero que todos vocês estejam lá!

Gostaria de compartilhar como foi nosso 2º encontro que tivemos. Adorei, pois queria mais!!! Espero que todos vocês voltem porque tenham gostado também! 

Só para os papais, mamães, titias, titios, vovós e vovôs saberem o que fizemos vou fazer um breve resuminho. 

Quando chegamos na igreja fizemos a oração Ave Maria, e fomos para a sala do encontro assistir a um filme bem legal.






quinta-feira, 20 de março de 2014

Sejam Bem Vindos Meus Anjos!!

Boa Noite!

Que bom saber que vocês vieram me ver aqui. Passei para deixar um recadinho.

Minha semana foi corrida e não tive tempo de lhes dar BOAS VINDAS!!! aqui em nosso cantinho, mas nunca é tarde! rsrsrs.

Gostaria de agradecer a todos os anjinhos que estão comigo na caminhada para Jesus Cristo.

Hoje começo a me preparar para o nosso 2º encontro espero que todos vocês estejam lá!

Gostaria de compartilhar como foi uma experiencia unica esse nosso encontro que tivemos. Amei!!! Espero que todos vocês voltem porque tenham gostado também! 

Minha ansiedade aumenta ainda mais, por saber o que posso passar para vocês e que vocês podem passar para mim.

Só para os papais, mamães, titias, titios, vovós e vovôs saberem o que fizemos vou fazer um breve resuminho.

No primeiro dia passei a oração do Santo Anjo para que possam ler e reler quando quiserem, eles puderam pinta-la e colar no caderno pra não perderem.

Conversamos sobre como vieram e quem falou sobre a catequese com eles. Fiquei muito feliz em saber que todos vieram porque realmente querem conhecer Jesus Cristo!

Entreguei uma lembrancinha mostrando o quanto viver junto a Jesus Cristo torna nossa vida muito mais Doce.

Falamos sobre a importância que Deus dá aos nossos nomes enquanto receberam uma crachá de coração, feito por mim com muito amor e carinho pra todos. "Pois nossos nomes estão escritos no céu!" (Lc 10,20).

Pedi que me respondessem a duas perguntinhas no caderno para o próximo encontro:

- O que você sente quando alguém lhe chama pelo nome?
- E, se quem lhe chama é alguém que lhe ama muito, você obedece? Por que você obedece?

Apresentei a nossa Paróquia Nossa Senhora das Graças e o nosso Padre Feliciano, que os acolheu dizendo ser uma turminha muito bonita, ao final do encontro ele me passou que gostou de ter conhecido vocês.

Lemos um trechinho da Bíblia (Is 43, 1-3) ("Gostaria muito que vocês lessem com as crianças pra reforçar essa mensagem tão linda que Deus nos fala!") onde fala que nosso nome está escrito no céu, eles pintaram uma imagem de Jesus igual ao que eu fiz no painel para colocarem na capa do caderno. Os desenhos ficaram lindos, pintaram com muito capricho. Deu pra sentir que fizeram com muito carinho.

Falei sobre o tempo dentro da igreja, que nós estamos no tempo da Quaresma, reparem que no inicio do dia do caderno eles pintaram de roxo a primeira linha, para lembrarem que no tempo da Quaresma a igreja usa a cor roxa, na roupa do padre e dos coroinhas e na toalha da mesa do altar.

Nesse período da Quaresma temos que meditar sobre nossos atos e atitudes. Saber pedir perdão para quem nós magoamos e depois a Deus, também são atitudes importantíssimas nessa época.

Ao final do encontro trocamos os crachás com o proposito de um rezar pelo outro. Não vejo a hora de saber se cumpriram com o trato! rsrsrs.

Pedi para que fizessem uma atividade em casa junto a vocês, espero que se divirtam enquanto a fazem!

Atividade.

Entrevistar quem nos quis na catequese.

Nome:
Parentesco:
Idade:

Porque você me colocou na catequese? (motivo pelo qual colocou a criança na catequese, converse com ela para que ela entenda sua atitude de amor)

Você fez catequese?
(Se sim)
Quando?
Onde?
Como foi? (Sua opinião sobre a catequese que você fez, a ideia é o dialogo entre vocês para que a criança conheça um pouquinho de como foi com você e o que você espera dos encontros da criança)

(Se não)
Porque não fez?
Tem vontade de fazer mesmo nos dias de hoje?
Porque não faz?
Qual a sua ideia sobre a catequese? (um diálogo sobre o que você acha que a criança vai aprender durante os encontros, o que você espera dos encontros)

Você participaria de um dia de encontro em minha catequese comigo, para que possamos fazer algo muito especial, como falar de Jesus Cristo?

....

Pedi também que fizessem uma pesquisa para o próximo encontro e que trouxessem revista ou jornal para recortar, tesoura, cola e lápis de cor, jornal de mercado com fotos e preços de alimentos e de eletrodomésticos..

Nós falaremos sobre a Campanha da Fraternidade do ano de 2014.

- Qual é o tema desse ano?
- Qual é o lema desse ano?

Dica: na nossa paróquia tem um cartaz com essas informações, eu mostrei a eles onde ele está! rsrs

Oramos:


Uma Excelente noite pra todos e Que Deus continue os abençoando Sempre!!!!

quinta-feira, 6 de março de 2014

Páscoa

Páscoa é uma festa de família!
Por Ide Lemes - Catequista Paróquia Nossa Senhora das Graças.


Que conceito bonito este de que a família é a Igreja doméstica: E o verdadeiro sentido dos símbolos pascais:



"Em nossos dias, num mundo que se tornou estranho e até hostil à fé, as famílias cristãs são de importância primordial, como lares de fé viva e irradiante. Por isso, o Concilio Vaticano II chama a família, usando uma antiga expressão, de “Eclésia domestica”. É no seio da família que os pais são 'para os filhos, pela palavra e pelo exemplo... os primeiros mestres da fé. E favoreçam a vocação própria a cada qual, especialmente a vocação sagrada'” (Catecismo da Igreja Católica, n° 1656).



O lar cristão é o lugar em que os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. Por isso, o lar é chamado, com toda razão, de “Igreja doméstica”, comunidade de graça e de oração, escola das virtudes humanas e da caridade cristã (Catecismo da Igreja Católica, n° 1666).



Os pais são os primeiros a transmitir a fé, os valores cristãos e universais e uma boa educação para os filhos. Pai e mãe são mestres da vida, pela palavra e pelo exemplo eles nos ensinam coisas que vamos levar para a vida toda, que irão influenciar as nossas escolhas e, principalmente, formar a nossa consciência do bem e do mal. Serão os primeiros catequistas, que, muito mais do que ensinar, irão transmitir pela prática, porque os filhos os verão fazendo.



Eu mesmo poderia dizer da minha mãe e da minha avó quando as via rezar o terço diante da imagem de Nossa Senhora: “Era uma santa ouvindo o que a outra santa dizia!” Meus pais imprimiram em mim muito mais do que traços biológicos e heranças hereditárias, qualidades e defeitos e o desejo de um futuro brilhante. Eles fizeram com que eu experimentasse o amor de Deus e a graça da fé. Quando ainda era criança, sem que eu entendesse, me deram um banho de Água Viva, que me fez nascer de novo e me enxertou em Cristo Jesus. Dando-me assim o Dom da imortalidade e a graça de pertencer a uma família muito grande: a Igreja!



Como explicar para as nossas crianças e jovens que, na Páscoa, o mais importante é a festa da vida que vence a morte? Que Cristo verdadeiramente foi morto numa cruz e que, por aceitar morrer assim, Ele nos libertou do pecado e nos salvou pela Sua Ressurreição? A Páscoa é uma festa de família, porque viver ressuscitado é saboroso como o chocolate, é cheio de vida como o ovo e é tão fecundo como um casal de coelhinhos. É preciso ter a coragem de celebrar a fé em família e ensinar o verdadeiro sentido de ser cristão.



Celebrar a Páscoa é renascer com Cristo ressuscitado, é passar da morte para a vida, é vencer o pecado e a morte. É também celebrar a vida com o sabor de um ovo de chocolate e mostrar ao mundo que o cristão precisa ser como o coelho: fecundo em virtudes, amor e santidade. É arrumar uma ceia e acender uma vela para convidar os amigos e parentes para se iluminarem com a luz de nossa fé. Uma fé que nasce e renasce constantemente no seio de nossas famílias. É ser criativo e pedir ao Espírito Santo que grave em nossos corações a Graça e o verdadeiro sentido dos símbolos pascais:



O Círio Pascal: Representa o Cristo Ressuscitado, que deixou o túmulo, radioso e vitorioso. Na vela pascal ficam gravadas as letras Alfa e Ômega, significando que Deus é o princípio e o fim. Os algarismos do ano também ficam gravados no Círio Pascal. Nas casas cristãs é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de Páscoa.



O ovo, aparentemente morto, é o símbolo da Vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com a vida. Simboliza a Ressurreição.



O Cordeiro: Na Páscoa da antiga Aliança, era sacrificado um cordeiro. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.



O Coelho: Símbolo da rápida e múltipla fecundidade da Igreja, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da Graça da Ressurreição.

O Trigo e a Uva: Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, o símbolo Pascal. Para a ornamentação da mesa de Páscoa, nada mais indicado que um centro feito com uvas e trigo, entre cestas de pães e jarras de vinho.


O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, trazidas a nós pela água do batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.



Cristo ressuscitou, ressuscitou verdadeiramente ALELUIA!!!



FELIZ PÁSCOA!



Padre Luizinho, Com. Canção Nova

quarta-feira, 5 de março de 2014